Bolo de limão e um pouco de conversa fiada
Essa newsletter é para o novo bolo de limão "reciclado" do meu ebook, mas também uma boa desculpa pra eu ter um espaço pra escrever mais que nas mídias sociais tradicionais
Playlist deliciosa pra ler ouvindo: Afro Cuban Funky Grooves with Cami Layé Okún
Essa primeira newsletter é para falar sobre a “reciclagem” da receita de bolo de limão que comentei no Instagram, mas também é uma boa desculpa pra eu ter um espacinho pra escrever um tanto mais que nas mídias sociais tradicionais (tentarei ser sucinta mas tá aí uma qualidade que nunca fui famosa por ter).
Muitas me acompanham como confeiteira desde quando eu morava em Curitiba, mas o que nem todo mundo sabe é que eu morava lá porque me mudei pra capital para me formar em jornalismo na UFPR. Trabalhei na área por alguns anos e em paralelo sempre tive blogs pessoais, gostava de fotografar, escrever, fazer piada tosca, trocar ideias.
Mas eis que a terra é redonda e dá voltas (grazadeus porque se a terra fosse plana eu estaria insatisfeita com o trabalho até hoje) e me vi trabalhando com confeitaria nos últimos 12 anos, algo que a Julia caloura de jornalismo jamais imaginaria. Porém, ser confeiteira autônoma hoje em dia significa também fotografar, escrever, roteirizar e planejar curso, gravar e editar vídeo de reels e YouTube… muitas tarefas que aprendi o básico (e gostava) na minha época de jornalista & blogueira.
Aí a terra redonda capota mais uma vez e esse ano me vi escrevendo e diagramando um livro online, gratuito, feito meio às pressas (afinal, errei o prazo porque me confundi nas datas) mas com boa vontade e coração - e a recepção me surpreendeu muito!
Deu saudade daquela blogueiragem raiz dos anos 2010, sem cronograma de postagem, sem publi, sem se preocupar com entrega… E me pareceu uma ótima ideia voltar a essa raiz de escrever e trocar ideia sem depender da boa vontade do algoritmo.
Então é isso que quero aqui: um canal pra receitas, explicações, conteúdo e fotos especiais, além de besteirinhas que às vezes não cabem nos meus perfis tão “profissionais” - tipo a dica da playlist sensacional que espero que você esteja ouvindo nesse momento. Depois dessa introdução nada sucinta, como eu já previa, vamos à receita e os motivos das mudanças que fiz nela - quem testar me conta o que achou!
Bolo amanteigado de limão
Raspas de dois ou três limões
300g de açúcar refinado | 1 + ½ xícaras
75g de manteiga | ⅓ xícara
3 ovos (claras e gemas separadas)
80g de leite integral | ⅓ xícara
60g de suco de limão | ¼ xícara
260g de farinha de trigo | 1 + ½ xícaras
10g de fermento | 2 colheres de chá
5g de sal | 1 colher de chá
Prepare uma forma redonda de 20cm ou de tamanho semelhante, lembrando que se mudar o tamanho, muda o tempo de forno. Unte somente o fundo para que o bolo fique bem retinho.
Coloque as raspas com o açúcar e esfregue com a ponta dos dedos até sentir o perfume do limão tomando conta do ambiente e o açúcar ficar coloridinho e mais úmido. Isso libera os óleos da casca e faz toda a diferença para o sabor e aroma da massa.
Misture a farinha com o fermento e o sal e reserve. Em outro recipiente, misture o leite com o suco de limão, ambos em temperatura ambiente, e reserve.
Bata as claras em neve, começando na velocidade baixa da batedeira, e aumente aos poucos. O ponto ideal é quando as claras estão fofinhas e brancas, e ao virar a tigela, elas não caem. Reserve em outra tigela.
Coloque o açúcar e a manteiga na batedeira (a tigela tem que estar bem limpinha pra bater as claras em neve, mas pra bater a manteiga com o açúcar, não tem problema já ter sido usada, então uso a mesma) em velocidade média até misturar bem, e depois adicione as gemas uma por uma. Raspe as laterais se necessário e bata em velocidade média/alta por cerca de 5 minutos, até que a mistura fique clarinha, num tom amarelo pálido.
Na velocidade baixa, acrescente ao creme de manteiga os ingredientes secos e o leite com limão, intercalando - coloque um pouco da farinha, depois um pouco do líquido, e repita até acabar, batendo até que esteja homogêneo.
Coloque na forma untada e leve para assar por aproximadamente 40 minutos, ou até que a massa esteja firme e ao inserir um palito no centro, ele saia limpo. Passe uma faquinha nas laterais da forma, desenforme com a massa morna e se delicie!
A cobertura é opcional, mas altamente indicada: o curd de limão é um creme amanteigado à base de gemas extremamente azedinho e delicioso, eu sou apaixonada! A receita tá no meu YouTube
Usei um pouco menos de líquido nessa massa pois o ácido deixa a massa mais frágil. Queremos uma massa fofinha e leve, mas que não se desmancha sozinha
Fiz ¾ da massa do ebook Bolos Inesquecíveis para adaptar para uma forma menor - se quiser, pode usar a receita inteira e fazer na forma indicada no livro, que você pode baixar gratuitamente aqui
Você é 10..... Só de lê a receita já salivei 😂😂 gratidão 🙏🙏